Monday, October 26, 2015

Uma poesia de Enrique Lihn

Corte de pelo                                                              
Enrique Lihn

Te pedí que te cortaras el pelo
para que volviera a su suavidad natural
Como todo lo demás, lo hiciste a medias
A medias me rompieron la cara en tu nombre, a la vuelta de la esquina
a medias me esperabas, entretanto, en la casa, pues partiste enseguida
a refugiarte en otra. Y a medias le había dicho al agresor
que me amabas. Pero, eso sí, le diste mi nombre y mi dirección
pues no todo ha de hacerse a medias
tuviste la honradez de pensar
en un cincuenta por ciento.

Corte de cabelo

Te pedi que cortasse o cabelo
para que voltasses a sua suavidade natural
Como todas as demais, o fizestes pela metade
Pela metade me amassaram o rosto em teu nome, na volta da esquina
pela metade me esperavas, entretanto, na casa, pois, partistes em seguida
a refugiar-te em outras. E, pela metade, havia dito ao agressor
que me amavas. Porém, isso sim, lhe deste meu nome e minha direção,
pois, nem tudo há de se fazer pela metade
tivestes a honradez de pensar
em cinquenta por cento.



No comments: