Sunday, November 24, 2013

De novo Manuel Zequeira y Arango


LA ILUSIÓN

Sic transit gloria huius mundi.

Manuel Zequeira y Arango

Soñé que la fortuna en lo eminente,

Del más brillante trono, me ofrecía

El imperio del orbe, y que ceñía

Con diadema inmortal mi augusta frente:

 
Soñé que hasta el ocaso desde oriente,

Mi formidable nombre discurría,

Y que del septentrión al mediodía,

Mi poder se adoraba humildemente;

 
De triunfantes despojos revestido,

Soñé que de mi carro rubicundo,

Tiraba César con Pompeyo uncido:

 
Despertóme el estruendo furibundo,

Solté la risa y dije en mi sentido,

Así pasan las glorias de este mundo.

 
A ilusão

Sonhei que a fortuna era eminente

Do mais brilhante trono, me oferecia

O império do mundo, e me cingia

Com imortal diadema minha augusta fronte:

 

Sonhei que do ocaso ao oriente,

Meu formidável nome percorria,

E que do setentrião ao meio-dia

Meu poder se adorava humildemente;

 
De triunfantes despojos revestido,

Sonhei que meu carro decorado,

Superava a César com Pompeu ungido:

 
Despertou-me o rugido furibundo

Soltei uma risada e disse o meu sentido,

Que assim se passam as glórias deste mundo.

Ilustração: guylhermeturqus.wordpress.com

 

No comments: