Thursday, February 07, 2013

Lope de Vega




Un soneto me manda hacer Violante

Lope de Vega

Un soneto me manda hacer Violante
que en mi vida me he visto en tanto aprieto;
catorce versos dicen que es soneto;
burla burlando van los tres delante.

Yo pensé que no hallara consonante,
y estoy a la mitad de otro cuarteto;
mas si me veo en el primer terceto,
no hay cosa en los cuartetos que me espante.

Por el primer terceto voy entrando,
y parece que entré con pie derecho,
pues fin con este verso le voy dando.

Ya estoy en el segundo, y aun sospecho
que voy los trece versos acabando;
contad si son catorce, y está hecho.

Um soneto me manda fazer Violante

Um soneto me manda fazer Violante
na minha vida não me vi em tanto aperto;
quatorze versos dizem que é soneto;
zombar zombando vão os três adiante.

Eu pensei que não faria consoante
e estou na metade de outro quarteto;
mas, se me  vejo no primeiro terceto,
não há coisa nos quartetos que me espante.

Pelo primeiro terceto vou entrando,
e parece que entrei com o pé direito,
pois, o fim com este verso, lhe vou dando.

Já estou no segundo, e não suspeito
que  vou os treze versos acabando;
contando sim são catorze, e  está feito.  

No comments: