Friday, June 05, 2009

LEÓN DE NOVO


ENCUENTRO

Rafael de León

Me tropecé contigo en primavera,
una tarde de sol delgada y fina,
y fuiste en mi espalda enredadera
y en mi cintura, lazo y serpentina.

Me diste la blandura de tu cera
y yo te di las sal de mi salina.
Y navegamos juntos, sin bandera,
por el mar de la rosa y de la espina.

Y después, a morir, a ser dos ríos
sin adelfas, oscuros y vacíos,
para la boca torpe de la gente...

Y por detrás, dos lunas, dos espadas,
dos cinturas, dos bocas enlazadas
y dos arcos de amor de un mismo puente.

Encontro

Eu tropecei contigo na Primavera
uma tarde de sol delgada e fina,
E fostes, na minha espádua, enredadeira
e na minha cintura, laço e serpentina.

Me destes a suavidade de tua cera
e eu te dei o sal de minha salina.
E nós navegamos juntos, sem bandeira,
pelo mar da rosa e da espinha.

E depois de morrer, para ser dois rios
sem arbustos, escuros e vazios,
para a boca torpe do povo ...

E por trás deles, duas luas, duas espadas,
duas cinturas, duas bocas enlaçadas
e dois arcos de amor da mesma ponte.

No comments: