Sunday, February 12, 2006

DYLAN THOMAS: ARTE & OFÍCIO


IN MY CRAFT OR SULLEN ART

DYLAN THOMAS

In my craft or sullen art
Exercised in the still night
When only the moon rages
And the lovers lie abed
With all their griefs in their arms,
I labor by singing light
Not for ambition or bread
Or the strut and trade of charms
On the ivory stagesBut for the common wages
Of their most secret heart.

Not for the proud man apart
From the raging moon I write
On these spindrift pages
Nor for the towering dead
With their nightingales and psalms
But for the lovers, their arms
Round the griefs of the ages,
Who pay no praise or wages
Nor heed my craft or art.

NO MEU OFÍCIO OU ARTE

No meu ofício ou arte amarga
Exercido na noite silenciosa
Quando somente a lua alucinada
E os amantes nos leitos estendidos
Com suas mágoas entre os braços,
Eu trabalho sob a luz cantando
Não por glória ou ambição
Nem por vaidade ou comércio de encantos
Sobre palcos de marfim,
Mas pelas ondas comuns
Do meu mais secreto coração.

Não escrevo para o orgulhoso
Homem que se afasta da lua alucinada
Que se esfuma nestas páginas
Nem para os mais nobres mortos
Com seus rouxinóis e salmos

Mas para os amantes e seus braços
Que enlaçam as mágoas da idade
Que não me pagam ou elogiam
Nem prestam atenção ao meu ofício ou arte.

2 comments:

Carol Rodrigues said...

oficio ou arte amarga?
nossa
adorei isso!!!
tô avisando desde agora que eu vou roubar
hehehee
mas não vou postar, nem usar para fins ilicitos
vou só salvar pq adorei!
XD
bjos

Lia Noronha said...

Silvio : a lua está imperando no Viva a poesia e lá no meu Cotidiano...
Que bom que melhorou...estava sentindo falta da sua visita tão amiga !!!
Beijos carinhosos e uma ótima semana.